terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Rememorando homenagem à querida Irmã Vera, no seu aniversário/2009


Minha querida Irmã Vera Lúcia,

Você faz aniversário em agosto !!!.
Quantos ? Não interessa.
Quando alguém, em agosto, pergunta quantos anos você tem, responda que tem uma nova idade. Não sei até quando você terá essa coragem de envelhecer antes da hora, mas, por enquanto, ainda arredonde pra cima. Com a idade, é assim que tem que ser. Já estamos vivendo e comemorando mais um aniversário. Coloque-o em total vigência, é mais um aniversário em curso, mergulhe de cabeça nele.
Os outros já eram, já deram o que tinha que dar.
Aliás, foram bons para você?

Poucas pessoas viveram grandes feitos, grandes viagens ou grandes paixões. A maioria viveu o que podia ter vivido. Foi ao cinema e adorou (ou odiou) Tropa de Elite. Leu muitos livros. Curtiu muitos churrascos. Passou uns finais de semana fora da cidade. Liberou muitas pescarias para o esposo César. Reclamou da falta de dinheiro. Brigou com o marido, com o filho, com os irmãos, Fez as pazes com todos.

Esperou em filas. Assistiu vários shows. Curtiu no outro aniversário especial comemorado com uma declaração de amor emocionante ao som de Azhnavou cantando SHE.
Reclamou muito do calor.

Pensou em casar. Casou. Pensou em ter um cachorro, um gato, não teve.
Mas teve um maridão, César, o único grande amor de sua vida, que lhe deu o César Filho, onde um completa o outro, vivendo o verdadeiro amor, isento de maldades, de incompreensão, de infidelidade, e que até hoje ainda é um exemplo do que é viver em família, do que é ser companheiro, do que é ser solidário, nos provando que o tempo não apaga um grande amor.

"Aniversário da virada" é apenas força de expressão. A maioria de nós viveu um ano semelhante aos outros, salvo aqueles que foram colhidos por uma fatalidade - já não é fatalidade suficiente estar vivo?

Certamente você teve aniversários muito bons e muito parecido com outros, inclusive nas partes ruins. Ainda assim, o melhor de chegar aqui, na saideira, é olhar para trás e concluir que o aconteceu de mais diferente foi você mesma. Entrou de um jeito e está saindo outra, mesmo que pouco perceba essa alteração.

Recentemente ouvi alguém admitir que era uma pessoa melhor anos atrás. Duvido. Não se pode dizer isso pra valer.

É muito desestimulante a gente acreditar que está involuindo. Quando olho para o teu passado, encontro uma mulher bem parecida com você - por acaso, você mesma - porém essa mulher sabia menos, conhecia menos lugares, menos emoções. Ora, por mais legal que tenha sido, sempre fomos mais pobres em relação ao presente - e não estou falando de dinheiro, mas de vivência.
Involuir é muito trabalhoso, exige que rejeitemos todos os aprendizados: quem faria essa maldade consigo mesmo? Evoluir é que está na ordem natural das coisas.

Portanto, tenho certeza de que você ainda verá muitos filmes, assistirá vários shows, fará muitas viagens, lerá mais livros, sairá da cidade uns finais de semana, irá bater ótimos papos com os amigos, com os seus companheiros do Lions Clube Centro, terá uns arranca-rabos em família e depois voltará às boas, permitirá novas pescarias do César, perderá tempo em filas e reclamará do calor.

E mesmo sendo mais um aniversário como tantos outros - no caso de nenhuma fatalidade ocorrer - , sairá dele melhor do que está entrando, simplesmente porque é impossível desprezar conhecimentos, conversas, sensações - tudo o que parece repetitivo, mas que nos dá uma cancha necessária pra seguir adiante e viver melhor.

Então, feliz você nova, mesmo que pareça igualzinho.
César, parabéns pela esposa que você tem. Obrigado por cuidar tão bem de nossa irmã. Obrigado por lhe dar uma vida digna, respeitosa, por lhe dar tanto amor, tanta compreensão e tanto carinho.
Vera, FELIZ ANIVERSÁRIO, hoje e nos tantos outros que virão.

Do seu irmão Douglas e da Tarcília, dos seus irmãos Áurea, Derlei, Meire e José Carlos, dos seus cunhados, dos seus saudosos pais, SIMPLESMENTE JOSÉ E ISAURA e do querido sogro JAIR, que certamente aqui estão olhando por você trazendo as bênçãos de Deus, o nosso Grande Arquiteto do Universo, enfim de todos que a amam muito e que querem realmente a felicidade do César, do César Filho, de todos de suas famílias, porque assim então será sempre a sua felicidade.

Homenagem prestada para a irmã Vera Lucia Zapolla Ricci, em agosto de 2.009

Nenhum comentário:

Postar um comentário