sexta-feira, 26 de março de 2010

MUSEU CASA DE PORTINARI COMPLETA 40 ANOS




No dia 14 de março DE 2010, quando comemorou 4 décadas, a instituição deu início a uma programação especial que se estenderá pelo ano todo.
O Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria de Estado da Cultura administrada em convênio com a ACAM Portinari, comemorou seus 40 anos durante uma cerimônia para aproximadamente 160 convidados, no último domingo (14/03), em Brodowski. No evento, foram homenageados, além do patrono da instituição, o artista Candido Portinari, 35 pessoas que estiveram presentes na solenidade de abertura, em 1970, e foram reconhecidas por meio de fotografias.
Segundo a museóloga e diretora da ACAM Portinari, Angélica Fabbri, a cerimônia foi uma forma de relembrar as figuras importantes que estiveram presentes na inauguração da instituição. “Essa homenagem só foi possível por meio da recuperação de arquivos e documentos originais importantíssimos, como o álbum de inauguração do museu”, explica a museóloga.
Entre os presentes no evento, estavam Antonio Ulhoa Carvalho e Zaía Barquete Carvalho, amigos dos pais de Candinho. Eles se lembram da aglomeração que tomava conta de Brodowski quando Portinari chegava e da emoção que a cidade sentia por ter em sua história um pintor tão importante. “Para nós, a comemoração aos 40 anos do museu é uma justa homenagem ao filho maior de Brodowski, Candido Portinari. Não temos nem palavras para expressar nossa emoção, neste que dia vai ficar na lembrança”, finaliza Zaía, que se diz honrada por seus netos serem também sobrinhos-netos do pintor.
Um dos meninos de Brodowski, retratado por Portinari quando tinha apenas 10 anos, foi homenageado também na ocasião. Arduíno Morando lembra que quando criança lavava os pincéis do artista, durante seus retornos a Brodowski, e que recebia em troca algumas moedas. Depois de crescido, Arduíno foi vereador e trabalhou na Câmara Municipal para que a casa do pintor se transformasse em museu. “Na época (1970) fiquei muito feliz com a passagem da casa para museu. Hoje me sinto muito emocionado por estar presente nos 40 anos, é gratificante poder participar dessa cerimônia”, relembra.
O evento ainda contou com a participação do atual diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Brodowksi, José Marcos Passos Valente, que durante seu discurso afirmou ser a instituição “um expoente máximo do que é Brodowski”. O ex-prefeito Mario Fabbri, cuja gestão foi responsável pela criação do museu na década de 70, também recebeu homenagem especial, com a leitura do discurso de inauguração por seu filho Mario Fabbri Jr.
Durante o evento, o museu também deu início a uma programação especial: até o dia 21 de março os visitantes poderão assistir a vídeos que contam a trajetória dos 40 anos e participar de um concurso cultural que premiará, com livros, os autores das frases que melhor definam as quatro décadas da instituição.
“Completar 40 anos mostra como é importante construir obras que vão além dos limites locais, como é o caso do Museu Casa de Portinari. A intenção do nosso trabalho é transmitir esse patrimônio para as próximas gerações” afirma a museóloga Angelica Fabbri. Segundo ela, a comemoração do último dia 14 foi apenas simbólica. “O Museu Casa de Portinari pretende continuar festejando os seus 40 anos ao longo de 2010.”

Obs.: Na ocasião, foi exibido em telão um documentário com as fotos da Inauguração do Museu Casa de Portinari, identificando 35 pessoas (autoridades, visitantes, estudantes), e associando-as aos dias de hoje. Este documentário foi ofertado a todas estas pessoas pela direção do Museu Casa de Portinari, num gesto de profunda gratidão

Atendimento à imprensa
Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa:
Tel. (16) 3237.7367/68
Ana Lígia Vasconcellos – (16) 9233-0624
anavasconcellos@nucleodanoticia.com.br
André Luís Rezende – (16) 8142.4299
andreluisrezende@nucleodanoticia.com.br
www.nucleodanoticia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário